sexta-feira, 5 de junho de 2009

Práticas Discursivas


Pensamos as práticas discursivas como o espaço de negociação intersubjetiva no interior do qual ocorre o trabalho conjunto de construção de sentido. Esse trabalho, realizado a partir de inúmeras e complexas estratégias semiológicas, é responsável pela (re)configuração de modelos de mundo.

Desse modo, as práticas discursivas produzem e manipulam representações simbólicas, implicando, ao mesmo tempo, a necessidade de os sujeitos se inserirem numa determinada moldura (frame) e, dentro dela, exercer um jogo de linguagem particular.

A manipulação das formas simbólicas, por meio das práticas discursivas, resulta na manipulação significativa de nossa própria percepção da realidade. E, uma vez reconhecendo que a condição humana é dependente do trabalho de simbolização, sem o qual sequer poderíamos falar de cultura, entendemos que são as práticas discursivas que tornam significativas nossas experiências.

2 comentários:

Prometeu disse...

de onde vc tira esse conceito?

Cognição e Práticas Discursivas disse...

Esse conceito, caro Prometeu, é resultante da concepção de linguagem com a qual trabalhamos, que nos leva a pensar a atividade discursiva considerando, necessariamente, sua dimensão sociocultural e também seus aspectos cognitivos. Dialogamos, portanto, com os autores que partem da mesma compreensão.