sábado, 6 de junho de 2009

C&PD na Semana de Humanidades da UFRN


O GT Cognição & Práticas Discursivas contou com a apresentação de 17 trabalhos. Apesar da diversidade de temas e, até mesmo, de abordagens teóricas, todas as comunicações deixaram explícito o caráter multidisciplinar das investigações: ciências sociais e cognitivas, linguística, antropologia,ciências da literatura, ciências da computação, LIBRAS, ciências da educação se integraram para a compreensão dos fenômenos sob análise.

O evento, que durou dois dias (5 e 6), marca também o início das operações do C&PD, cuja agenda contempla também: encontros, pesquisas, oficinas, congressos e publicações. De acordo com o Prof. Marcos Costa, coordenador do C&PD, o grupo busca congregar pesquisadores de diversas áreas e vertentes, mas que reconheçam a interface entre cognição, linguagem e sociedade nas suas investigações.

No fechamento, os professores coordenadores do GT elogiaram o nível dos trabalhos e, principalmente, a maturidade dos estudantes no desenvolvimento de suas propostas, coerentes com o perfil do C&PD.

Em outras postagens, voltaremos a tratar do GT: C&PD.

4 comentários:

Yan Justino disse...

Gostaria, primeiramente, de parabenizar os amigos pela iniciativa de fundar o grupo C&PD, cuja proposta vem contemplar a necessidade de criação um espaço de debates teóricos 'indisciplinares' (Com as graças, Moita Lopes). Por fim, fica também elogios pelo blog. Uma excelente idéia!

Abraços!

ricardo yama disse...

Parabéns, mais uma vez, professores!

Os trabalhos apresentados são, sem modéstia, de alto nível e, ao meu ver, temos nas mãos a possibilidade de iniciar uma pesquisa que pode responder muitas questões, ainda intrincadas, nos estudos da linguagem.

Abraço.

Unknown disse...

Não vou mudar a música tocada aqui: Parabéns, professores!
O GT revelou um grande interesse pelos estudos da linguagem via cognição e práticas discursivas. Todos os trabalhos apresentados trouxeram contribuições valiosas. Foi maravilhoso estar presente neste momento histórico: o nascer de um grupo.

Marcos Costa disse...

Muito bom, pessoal! Agora tenho mais um motivo para ligar o computador. Hoje, por exemplo, vi que o blog estava com muitas novidades. Salve, PHD! Salve, todos nós! Muita coisa já feita, muita coisa por fazer, e, entre uma coisa e outra, olhar a paisagem em volta, como agora, e sentir uma felicidade enorme por tudo isso está acontecendo! Meus abraços cognitivos, linguísticos e sociais a todos vocês.